Pontos de coleta

postos de coleta

Indicadores

Curta nossa página

Sustentabilidade

Importância do Setor de Reciclagem Animal no meio ambiente

As destinações corretas dos resíduos de abate bovino são de suma importância para a manutenção dos padrões de saúde pública e sustentabilidade da agricultura, uma vez que se reciclam resíduos orgânicos que podem gerar um grande impacto ambiental se forem destinados a aterros sanitários. Sendo que esses não são suficientes para inativar bactérias e esporos resistentes ao calor, iriam tornando-se reservatórios de doenças e servindo como alimento e abrigo para vetores e para as diversas pragas urbanas, além de contaminar os aquíferos, ocorrendo à liberação de fumaça, metano, dióxido de carbono e gases. Se não fosse a existência da Grande Rio Reciclagem Ambiental no estado do Rio de Janeiro (recolher, reciclar e reprocessar) os resíduos de origem animal, esses materiais seriam tratados como lixo e como tal ficariam aguardando por coleta pública ou privada, acumulados e em decomposição. A atividade do setor vem ao longo dos anos caracterizando uma atividade de utilidade pública, agregando valor ao meio ambiente e a saúde publica.


Educação Ambiental para todos

Em 2009 a empresa iniciou um Programa de Educação Ambiental para a Coleta e Reciclagem do Óleo de Cozinha Usado, uma ação que envolve a conscientização da sociedade, visando divulgar que o óleo de cozinha usado é um vilão para o meio ambiente e que podemos combatê-lo por meio da destinação correta.
A implantação da coleta seletiva de óleo de cozinha é mais do que uma alternativa segura, é uma necessidade e obrigação de cada cidadão brasileiro. Oferecemos para população conhecimentos essenciais sobre a complexidade dos assuntos ambientais, desta forma desenvolvemos atitudes positivas que possam vir a minimizar os impactos gerados no Meio Ambiente. Num processo permanente e contínuo, o programa voltado para o público infantil, juvenil e adulto utiliza uma gama de métodos e ferramentas para transmitir conhecimentos ambientais. Por meio de palestras e material educativo, promovemos o conhecimento ambiental através de informações relacionadas ao conhecimento técnico da empresa, enfatizando nas exposições, a importância da conservação dos recursos naturais, reciclagem, preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Mais de 1.000.000 de pessoas já foram sensibilizadas com educação ambiental em escolas, igrejas, empresas, mercados, restaurantes e afins, através de materiais de campanha como: jogos, palestras, folhetos, eventos e personagens lúdicos.



Investimentos Sustentáveis

As caldeiras são uma das fontes principais de emissão de poluentes em uma Indústria, mediante isso a Grande Rio Reciclagem Ambiental no ano de 2012, investiu 4 milhões de reais em tecnologia de aproveitamento energético, uma caldeira movida a Biomassa, por ter vantagem ambiental de ser renovável, em comparação à Caldeira movida a Gás. Diminuímos de forma significativa os impactos no meio ambiente, por não utilizarmos mais combustíveis fosseis. A caldeira de Biomassa instalada em nossa unidade tem a capacidade de 20 toneladas de vapor por hora , possui matriz energética renovável através da reutilização de madeiras descartadas, que iriam para o lixo do Rio de Janeiro. Todo mês cerca de 5.500 metros cúbicos de madeira transformadas em * cavaco que seriam descartadas gera energia limpa para a unidade fabril.

*O cavaco é um recurso renovável, composto por lascas cisalhadas obtidas a partir de toras de madeira e/ou sucata de madeira, que na sua maioria destina-se a produção de energia em fornos e caldeiras.

voltar ao topo
© 2013 - Todos os direitos reservados Grande Rio Reciclagem Ambiental Ltda. Desenvolvido por BM7WEB